Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2007

Wii Fit | Fisioterapeutas utilizam a Wii na recuperação de pacientes

Os clínicos do Dodd Hall Rehabilitation Hospital prescreveram 30 minutos diários com a Wii, duas ou três vezes por semana, a um homem que sofreu recentemente um acidente vascular cerebral (AVC).

Franklin Perry, um homem de 51 anos que teve um AVC há três semanas, encontrou um aliado invulgar na recuperação dos músculos do lado direito do seu corpo: a consola de jogos Nintendo Wii.

A terapia consiste em brandir o comando sensível ao movimento da Wii - o Wiimote - com a sua mão direita, enquanto arremessa uma bola de bowling virtual ou esmurra um adversário controlado pelo computador.

Robbie Winget, o terapeuta ocupacional responsável pela supervisão da Wii no Dodd Hall Rehabilitation Hospital, explicou à Reuters que a ideia surgiu após ter visto nas notícias que a consola da Nintendo estava a ser utilizada na recuperação de pacientes num centro de reabilitação no Canadá.

Winget experimentou a Wii em casa de um amigo e ficou prontamente convencido do potencial da consola no desenvolvimento do equilíbrio, coordenação, resistência física, e força das metades inferior e superior do corpo.

O clínico disse que não acredita que qualquer outra consola seja capaz de ser tão apelativa para o mais velhos como a Wii. «A ideia de estar sentado a perder tempo com um par de botões num comando de videojogo não é nada motivante ou interessante», explicou.

No entanto, Winget ressalvou que a Wii não substitui a terapia convencional, mas representa «mais uma forma de cumprir objectivos específicos associados com a terapia».

De acordo com o terapeuta, o hospital já se encontra a utilizar a consola para reabilitar vítimas de AVCs e lesões traumáticas no cérebro e na coluna há cerca de quatro meses.

via: ciberia